DE CARONA COM O FISCAL

CREFITO-9 se instala na região Médio Norte de Mato Grosso e fiscaliza hospitais

Dando continuidade ao trabalho de fiscalização e ampliação da capacidade de apuração de denúncias que o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9) vem desenvolvendo nos últimos meses, a  agente de fiscalização Anaíra Righi Peixoto instalou-se em Sinop na semana passada.

 

 

Ela ficará lotada no escritório de representação regional do Conselho e será responsável pela fiscalização em toda a região. Após quase dois meses de treinamento prático e teórico, a agente do Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho realizou a primeira rodada de vistoria nos hospitais da região.

 

 

Em Sorriso, Anaíra vistoriou um hospital particular e constatou diversas irregularidades, dentre elas a ausência de coordenador de UTI com título de especialista e a falta de cobertura fisioterapêutica na UTI por 18 horas como determina a legislação.  Diante disso, o hospital foi autuado.  Ainda em Sorriso, a agente de fiscalização vistoriou uma clínica onde não encontrou irregularidades.

 

crefito-9

anaira 2

 

 

O Hospital Regional de Sinop também recebeu a fiscalização do CREFITO-9. O atendimento fisioterapêutico na unidade é realizado pela equipe de uma empresa privada terceirizada, tanto na UTI quanto nos ambulatórios. A cobertura do hospital e a coordenação da UTI estão de acordo com a legislação. Entretanto, no período vespertino há apenas um Fisioterapeuta para atender 20 leitos.  Por esse motivo e por ter problemas na evolução dos prontuários, a equipe foi autuada.  

 

 

A agente também constatou que os ventiladores mecânicos da UTI e box de emergência estão sem calibragem, manutenção e bateria. Diante dessa grave situação, ela autuou o hospital.

 

 

“Com a bateria vencida, em caso de falta de energia, o paciente que está em ventilação mecânica pode vir a óbito. Além disso a célula de O2, responsável por medir a quantidade de oxigênio que é liberada para o paciente está estragada”, conta Anaíra. 

 

 

Em Sinop, um atendimento na modalidade Home Care também foi fiscalizado pela agente que não constatou nenhuma irregularidade.

 

 

Essa rodada de vistorias foi encerrada em Nova Mutum, onde Anaíra fiscalizou um hospital que não tem UTI mas tem uma Fisioterapeuta. A profissional trabalha 30 horas semanais em regime CLT, a agente do CREFITO-9 orientou a profissional quanto a elaboração correta dos prontuários e verificou as dificuldades encontradas por ela no exercício da sua profissão,  como a falta gasometria no hospital.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CREFITO-9

CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 23 a 25
    CONGRESSO BRASILEIRO E INTERNACIONAL DA ABRAFITO (COBRAFITO) - Belo Horizonte - MG - Informações
  • 23 a 25
    VI CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA – CBFO - São Paulo - SP - Informações
  • 25 a 25
    Workshop Teórico Prático de Introdução ao Modelo de Ocupação Humana - MOHO - Brasília/DF - Informações
  • 29 a 31
    III Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Processos e Inovação na área da Saúde - São Paulo - SP - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO