Sexta, 01 de setembro de 2017, 16h26

I Convenção de Sustentabilidade da Fisioterapia

Crefito-9 participa de debate da aplicabilidade da 4ª edição do RNPF, em Brasília



Crefito-9 marca presença na I Convenção de Sustentabilidade da Fisioterapia

COFFITO publica a 4ª edição do RNPF e Crefito-9 participa de evento que debateu a aplicabilidade, em Brasília

 

  

Nos dias 24 e 25 do último mês de agosto, o presidente do Crefito-9, Dr. Elias Nasrala Neto, esteve em Brasília, para participar da realização da I Convenção de Sustentabilidade da Fisioterapia no Sistema de Saúde Brasileiro, promovida pelo Sistema COFFITO/CREFITOs, com o objetivo de unir entidades representativas e profissionais para discutir a aplicabilidade do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos – RNPF, em contraponto com a fiscalização e a prática profissional. Os participantes avaliaram que é necessário explorar a amplitude da palavra sustentabilidade, que se estende desde a ética, relacionada ao atendimento prestado, até o respeito à profissão e à saúde humana.

 

Na avaliação de Nasrala, o evento oportunizou um espaço de debate entre as principais esferas que envolvem a Fisioterapia e permitiu, acima de tudo, a criação de um pacto, por meio da assinatura de um protocolo de intenções, que visa assegurar a utilização do RNPF em busca de uma profissão sustentável e digna.

 

 Palestras

Durante o encontro, foram abordados temas que contemplam o escopo da formação do profissional, do perfil, da orientação e da fiscalização. Para que isso fosse analisado sob diversos pontos de vista, palestrantes do Sistema COFFITO/CREFITOs e das entidades representativas expuseram sua análise acerca dos tópicos.

 

Participaram da Convenção as seguintes entidades: Fundação Getúlio Vargas (FGV), Associação Brasileira de Fisioterapia (AFB), Federação Nacional das Associações de Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia (FENAFISIO), Federação Nacional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (FENAFITO), Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT), Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) e Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória (ASSOBRAFIR).

 

Protocolo de Intenções

Ao final do evento, foi apresentado o Protocolo de Intenções que propõe um pacto entre as entidades no intuito de fortalecer a profissão e, ao mesmo tempo, viabilizar a implementação do RNPF na realidade dos fisioterapeutas brasileiros.

 

 

 

 


Fonte: Crefito9
Visite o website: http://crefito9.org.br/