DE CARONA COM O FISCAL

CREFITO-9 vistoria Home Care em Barra dos Garças

Entre os dias seis e 10 de maio, atendimentos de saúde domiciliares e hospitais com Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do munícipio de Barra do Garças, localizado há 506 quilômetros de Cuiabá, recebeu a fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9).  

 

 

O objetivo dessas visitas é vistoriar o exercício profissional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, com intuito de proteger o vulnerável. Com autorização dos responsáveis legais dos pacientes e dos responsáveis pelos atendimentos, o Agente de Fiscalização do CREFITO-9  Jeovanny Brasileiro de Almeida entrou em dois Home Care privados e um municipal.

 

crefito-9

de carona

 

“Acompanhei o  atendimento do Fisioterapeuta na residência com autorização da família priorizando o atendimento de qualidade ao vulnerável,  encontramos prontuário evoluído corretamente e a utilização de EPI's”.

 


crefito-9

de carona

 

 

Nos três atendimentos, foram constatados falta de registro junto ao CREFITO-9, ausência de Responsável Técnico Fisioterapeuta e nos dois privados não foi encontrado a aplicação de Procedimento Operacional Padrão (POP).  O Agente orientou sobre as medidas que devem ser tomadas nesses casos.

 

 

No Pronto Socorro Municipal “Milton Pessoa Morbeck”, o agente de fiscalização constatou diversas irregularidades. Entre elas, a presença de coordenador de Fisioterapia da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sem título de especialista em Terapia Intensiva, como é determinado pela RDC Anvisa 137/2017.

 

CREFITO-9

de carona

Agente de fiscalização do CREFITO-9 e Fisioterapeutas do Pronto Socorro

 

 “Neste caso foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta com o responsável para que a situação seja regularizada em um prazo de 12 meses”, conta Jeovanny Brasileiro de Almeida.

 

 

Outras irregularidades constadas no hospital foram a presença de estágio curricular não registrado conforme determina a resolução COFFITO Nº 431/2013,  a falta de POP,  o prontuário incompleto e a falta de cobertura profissional aos finais de semana. O agente explica que foi lavrado um auto de infração contra o pronto socorro.

 

 

O hospital também foi notificado por manter os Fisioterapeutas na  remoção e coleta de secreção traqueal descumprimento do Acordão 478/2016. No local também foram constatados pacientes com problemas respiratórios em leitos insalubres, com infiltrações e mofos podendo ocasionar piora no quadro clínico do paciente, colocando sua vida em risco.

 

 

O agente ainda vistoriou o exercício profissional de duas Fisioterapeutas que atendem como prestadora de serviços em dois hospitais particulares da cidade. Nessas unidades a única irregularidade encontrada foi a falta de registro junto ao CREFITO-9.  “Orientei que fizessem a ficha cadastro junto ao Conselho”, comenta Almeida.

 

 

de carona
Fonte: Ascom CREFITO-9

 


Voltar
CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 26 a 26
    I Jornada sobre Autismo - EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Cuiabá-MT - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO