NOTA REPUDIO

CARTA DE REPÚDIO À MODALIDADE EAD PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

CREFITO 9 MT ALERTA PARA OS RISCOS DA FORMAÇÃO EAD NA SAÚDE

Crefito9
www.crefito9.org.br

Carta de Repudio CREFITO-9 EAD

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Nona Região - CREFITO9 vale se do presente para se posicionar contrário à oferta de cursos na modalidade Ensino a Distância EAD para Graduação na Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Estado de MT, bem como externar preocupação com a expansão dos cursos híbridos que não tem respeitado o limite de até 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso.

 

Como formar profissionais na saúde à distancia?

 

 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional a formação profissional requer desenvolvimento de Habilidades técnicas desde o inicio do processo de formação. Além da formação técnica o futuro profissional deve vivenciar transformação e amadurecimento orientados e progressivos, estabelecendo forte relação terapeuta-paciente até estar pronto para o mundo profissional. A importância do relacionamento interpessoal implica no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a formação profissional, e que norteiam atividades práticas em laboratórios de diversos cenários terapêuticos, além de treinamento para a utilização de todos os métodos, técnicas, recursos e intervenções que envolvem o movimento humano, o toque terapêutico tão essencial ao processo da promoção e recuperação da saúde. Neste contexto a formação acadêmica, qualificada e complexa, quando se trata da área da saúde, necessita das atividades práticas e teóricas presenciais.

 

 

Vale salientar que o Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução Nº 515 de 07-10-2016, já se manifestou contrario à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado totalmente na modalidade Educação a Distância (EaD), pelos prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais, bem como pelos riscos que estes profissionais possam causar à sociedade, imediato, a médio e a longo prazo, refletindo uma formação inadequada e sem integração ensino/serviço/comunidade.

 

Embora o MEC não tenha o mesmo entendimento o CREFITO9 enquanto órgão fiscalizador do exercício profissional, visando a segurança e a proteção da sociedade tem a obrigação de orientar e alertar a todos os cidadãos quanto aos riscos e prejuízos de frequentar a modalidade de graduação EAD para a formação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

 

 

Desta forma o CREFITO9 se manifesta publica e expressamente contrário a oferta de curso de graduação na modalidade EAD para Fisioterapia e Terapia Ocupacional em MT em todo Território nacional, posto que a modalidade a distancia é incompatível com essas profissões de forma a garantir atendimento seguro e de qualidade à população de acordo com a dignidade das nossas profissões.

 

 

 

 

 


Voltar
CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO