DE CARONA COM O FISCAL

CREFITO-9 fiscaliza instituições de Ensino Superior no interior de Mato Grosso

A fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9) chegou às instituições de Ensino Superior. Na semana passada (entre os dias 06 e 10 de maio), a Agente de Fiscalização Anaíra Righi Peixoto percorreu os munícipios de Alta Floresta e Colíder, onde vistoriou as unidades de uma universidade que oferta a graduação em Fisioterapia na modalidade Ensino à Distância (EAD). Ela também fiscalizou hospitais públicos e privados nos municípios.

Este trabalho é importante para verificar se os projetos pedagógicos dos cursos estão sendo cumpridos, principalmente no que diz respeito à grade curricular, à duração do curso, aos laboratórios. Também é preciso saber se a biblioteca da instituição possui o número previsto de livros e se essas edições estão atualizadas.  

crefito-9

Alta Floresta

 

Entretanto a situação encontrada pela servidora do CREFITO-9 nas unidades não foi satisfatória. Tanto em Alta Floresta quanto em Colíder há apenas salas de aula, a biblioteca não tem livros de Fisioterapia, não há laboratórios e nem equipamentos e/ou aparelhos para as aulas práticas. Os cursos tiveram início este ano e tem cerca de 30 alunos.

Não há também professores Fisioterapeutas. Em Alta Floresta os professores são os do curso de Biomedicina e em Colíder há apenas um tutor com formação em Fisioterapia. “Diante da situação encontrada conversei com a coordenadora e um relatório está sendo confeccionado para avaliação das medidas cabíveis”, informou Anaíra.

Hospitais – Em Alta Floresta, a Agente de Fiscalização foi em cinco hospitais. No Hospital Geral há apenas Fisioterapeutas como prestadores de serviços, ela identificou que os profissionais não fazem a evolução correta dos prontuários e os orientou sobre como proceder.

Diversas irregularidades foram constatadas no Hospital Regional, entre elas a ausência de Responsável Técnico (RT), o número insuficiente de profissionais para atender à demanda da unidade, a falta de equipamentos e ventiladores mecânicos sem manutenção. O hospital foi autuado e a diretora foi orientada sobre as regras no que diz respeito aos hospitais com Unidades de Tratamento Intensivo (UTI`s) uma vez que o hospital passará a oferecer esse atendimento em breve.

crefito-9

Alta Floresta2

 

As outras três unidades vistoriadas são particulares. A maior delas possui UTI com 10 leitos mas o coordenador da Fisioterapia não possui título de especialista. Outra irregularidade verificada é o não cumprimento da carga horária mínima de 18h do profissional na UTI. O hospital não tem Procedimento Operacional Padrão (POP) e um dos Fisioterapeutas não possui registro junto ao Conselho. “Esta unidade foi autuada e firmamos um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) na qual ela se compromete em regularizar a situação do coordenador da UTI em 12 meses”, explicou a Agente.

A quarta unidade fiscalizada funciona como um complexo de consultórios onde o espaço e os aparelhos para o atendimento fisioterapêutico estão regulares, entretanto a evolução do prontuário não está adequada e falta registro junto ao Conselho.

O último hospital vistoriado em Alta Floresta não possui atendimento em Fisioterapia. Anaíra orientou a responsável quanto a importância da presença de Fisioterapeutas.

Em Colíder, três hospitais receberam a fiscalização do CREFITO-9. Dois deles possuem 10 leitos e não contam com atendimento em Fisioterapia. Nessas unidades ela orientou sobre a importância do profissional e fez o termo de visita.

crefito-9

colider2

 

No Hospital Regional de Colíder há UTI com oito leitos e mais uma vez o coordenador da unidade não tem título de especialista. Um TAC foi assinado para que a situação seja regularizada em até 12 meses. Não foi apresentado à Agente o POP, a evolução dos prontuário não está de acordo, Anaíra também encontrou um profissional inadimplente junto ao CREFITO e reclamações no que diz respeito aos salários.

Educação Continuada -  Além de verificar o exercício das profissões, a fiscalização do CREFITO-9 também orienta todos os profissionais que estão trabalhando quando as unidades são visitadas. As queixas e sugestões também são ouvidas. 

crefito-9

Colíder

 

 

Fonte: Ascom CREFITO-9

 


Voltar
CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 20 a 20
    I Encontro Mato-grossense de Fisioterapeutas em Saúde da Mulher - Cuiabá-MT - Informações
  • 29 a 29
    Julho Verde - Hospital do Câncer - Cuiabá-MT - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO