EVENTO

CREFITO-9 participa da Jornada ABRAFIDEF de Fisioterapia Dermatofuncional

Com o tema central “As Inovações em Fisioterapia Dermatofuncional: a prática baseada em evidência”, a  Jornada ABRAFIDEF de Fisioterapia Dermatofuncional 2019, realizada pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (ABRAFIDEF) com o apoio institucional do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9), reuniu centenas de profissionais no último final de semana em Campo Grande – MS.

 

A Fisioterapia em Hanseníase, uma das áreas de atuação da especialidade dermatofuncional, foi um dos assuntos abordados. A presidente do CREFITO-9, Dra. Ingridh Farina da Silva, falou sobre a  importância e as frentes de trabalho do Fisioterapeuta diante dessa neuropatia periférica. Antes disso, a presidente participou da reunião das Câmaras Técnicas de Fisioterapia Dermatofuncional dos Conselhos Regionais e compôs a mesa de abertura do evento.

 

A transmissão de conhecimento e ensinamentos de procedimentos próprios da Fisioterapia por Fisioterapeutas em cursos de estética foi um dos assuntos mais debatidos durante a Jornada. A atitude ,  que é vedada pelo Artigo 30 do Código de Ética da Fisioterapia, tem crescido e causado uma concorrência desleal no mercado, uma vez que técnicas a atos privativos do Fisioterapeuta têm sido repassados a outros profissionais. “Cabe a nós preservar a nossa profissão, não podemos ensinar procedimentos próprios da Fisioterapia visando à formação profissional de outrem, que não seja, acadêmico ou profissional de Fisioterapia”, destaca a presidente do CREFITO-9.

 

Inovações – A Dra. Karina Borges Ferreira de Santa Catarina apresentou a atuação do Fisioterapeuta no processo intraoperatório de cirurgias plásticas e vasculares, permitindo a otimização dos resultados. “Hoje o Fisioterapeuta tem condições de estar presente no centro cirúrgico, já na fase aguda. Mas para isso nós precisamos de formação, temos que entender o porquê da Fisioterapia nesta fase e conhecer as ferramentas que podemos usar, sempre pensando na segurança do paciente”, relatou Dra. Karina.

 

O uso de Células-tronco mesenquimais e interface na Fisioterapia Dermatofuncional, a influência do ciclo menstrual nos tratamentos estéticos e o uso do Jett Plasma em Fisioterapia Dermatofuncional também estão entre as inovações levadas aos profissionais.

 

O presidente da ABRAFIDEF, Dr. Juliano Tibola destacou as possibilidades de atuação do Fisioterapeuta em procedimentos injetáveis, uso de medicamentos e substâncias cosméticas normatizadas.  “Foi uma apresentação bastante rica e técnica, baseando-se na legislação ele esclareceu  as limitações do uso, as questões éticas, dentre outros pontos”, conta a presidente do CREFITO-9.

 

Congresso Brasileiro – De 3 a 6 de setembro de 2020 em Fortaleza-CE será realizada a V edição do Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional. 

 


Voltar
CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO