Conselho apresenta Realidade da Reabilitação Física em Cuiabá e recebe apoio do pleno do CMS

 O processo de descentralização das UDRs em Cuiabá está parado há 12 anos

O Crefito-9 informou que o processo de descentralização das UDRs em Cuiabá está parado há 12 anos

A Realidade da Reabilitação Física em Cuiabá entrou na pauta da Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá (CMS) na tarde de terça-feira (12), às 14 horas. Durante a reunião, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-9), representado por sua Conselheira Grace Emanuelle Rocatto, recebeu aprovação do Pleno do CMS da Capital, para que a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comece a promover a ampliação e a reestruturação dos serviços de Fisioterapia de Cuiabá, sendo minimamente 01 unidade a casa ano. E ainda para que sejam imediatamente reativadas e reestruturadas as Unidades de Reabilitação do CPA 1 e do Planalto.

 

 

 

A conselheira do Crefito-9 explicou que o processo de descentralização das Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs) em Cuiabá, parou a mais de 12 anos e que os últimos três prefeitos não implantaram nenhuma unidade. E destacou que a população cresceu na última década de 483.346 em 2000 – para 585.367 em 2016. A grande Cuiabá tem hoje 856.706 habitantes. Ou seja, houve uma transformação do perfil epidemiológico cuiabano, aumentando o número de idosos (doenças crônicas degenerativas) e causas externas (mais acidentes de trânsito, trabalho e violência) que demandam muitos pacientes para a reabilitação.

 

“Em contrapartida a toda essa mudança de quadro, as unidades de saúde encontram-se em estado precário: com espaço físico limitado, falta de equipamentos novos, ausência de manutenção dos equipamentos, falta de insumos básicos como gel, papel toalha e eletrodos”, detalhou Grace.

 

O evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (Rua Aníbal da Mata, 135 – Duque de Caxias – prédio novo) – reuniu profissionais da saúde, gestores do Sistema Único de Saúde, conselhos de classes, além da população em geral.


Voltar
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 20 a 20
    IV EVENTO FENAFISIO SUL - UNICEMP - Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba - PR - Informações
  • 22 a 24
    IV Seminário Brasileiro de Fisioterapia Quiropráxica e Manipulativa - Belo Horizonte e Minas Gerais - Informações
  • 27 a 30
    XXVII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e IV Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia - Hotel Manaíra - João Pessoa/ PB - Informações
  • 30 a 01
    CURSO AVANÇADO PILATES NOS APARELHOS – Reformer e Trapézio - Rua Polônia, nº 491, Bairro Santa Rosa - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência
Copyright © 2012 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO