Crefito-9 reivindica abertura de cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia em escolas pública de MT

 Crefito-9 reivindica abertura de cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia em escolas pública de MT

 

 

Por Márcia Martins / Assesora de Comunicaçã 

 

Com objetivo de solicitar a implantação do 1º curso de graduação de Terapia Ocupacional no Estado de Mato Grosso e o 1º curso de Fisioterapia em escola pública no estado, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9) se reuniu com o superintendente de educação profissional superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia (SECITEC), Joaci Conceição Silva, na tarde de hoje (23).

 

Na ocasião o presidente do Crefito-9, Dr. Elias Nasrala Neto, informou que em Mato Grosso, existem alguns curso de Fisioterapia em escolas particulares, mas que de Terapia Ocupacional, não existe nenhum e que a carência do profissional da área é extremamente grande. Para se ter uma ideia, existem apenas 50 profissionais, para atender os 141 municípios do estado. Além disso, o presidente lembrou inclusive que existe um projeto de lei aprovado para a implantação do curso na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entretanto, até o momento não há nenhuma previsão de implantação.

 

“Solicitamos a abertura dos cursos, especialmente na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) que deverá abrir um Campus em Cuiabá em 2018. Se o conselho universitário da faculdade atender o nosso pedido, nos colocamos desde já, a disposição e assumimos a responsabilidade de produzir a minuta do projeto pedagógico sem ônus para a Instituição. Bem como, assumiremos o compromisso junto a Associação de ensino da classe de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacional, atendendo as diretrizes do (PPC) projeto pedagógico dos cursos acima citados”, garantiu o presidente.

 

O superintendente assumiu de encaminhar a solicitação para a Unemat nos próximos dias. E também se comprometeu em contribuir no que for necessário para implantação dos cursos. “A Unemat está vindo para a Capital em 2018. Vamos encaminhar a solicitação ao reitor da universidade para que seja analisada a viabilidade dos cursos, pois compreendemos que são de fundamental importância para a saúde da população”, disse o superintendente.

 

 

Também estiveram presentes na reunião: as terapeutas ocupacionais - vice-presidente do Crefito-9 e vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) – Dr. Janes Francio e Dr. Patrícia Luciane Santos de Lima e ainda a conselheira do Crefito-9, fisioterapeuta, Dr. Priscila Giordani. 

 

 Crefito-9 reivindica abertura de cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia em escolas pública de MT

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2012 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO