Curso de Antroposofia Aplicada à Saúde é disponibilizado no AVASUS

Curso de Antroposofia Aplicada à Saúde é disponibilizado no AVASUS

 

 

 

Capacitação é voltada para profissionais e gestores do SUS, com base nas diretrizes da PNPIC

 

O Curso Introdutório em Práticas Integrativas e Complementares: Antroposofia Aplicada à Saúde acaba de ser disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). A ideia é apresentar aos participantes as possibilidades de ampliação da abordagem terapêutica por meio da inserção da antroposofia nos serviços de saúde, qualificando a oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Rede de Atenção à Saúde.

 

 

 

Voltado para profissionais de saúde, o curso segue as diretrizes das Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).

 

 

 

A carga horária é de 80 horas na modalidade à distância, co-instrucional, sem limite de vagas. Com metodologia interativa, o curso, que é gratuito e online, apresenta casos clínicos por meio de histórias em quadrinhos, vídeos com experiências exitosas pelo Brasil e materiais de leitura complementar.

 

 

 

Os participantes poderão vivenciar, ainda, uma troca coletiva no fórum de discussão “Dialogando com a Prática”, disponibilizado em diversos momentos do curso.

 

 

 

Caso o interessado já tenha cadastro na Plataforma Comunidade de Práticas (CdP), poderá usar o mesmo login (CPF) e senha para logar no AVASUS, pois as duas plataformas são do Ministério da Saúde e possuem cadastro integrado. Caso não tenha cadastro, veja aqui como se cadastrar e se inscrever no módulo.

 

 

 

Antroposofia

 

A antroposofia aplicada à saúde é uma das formas de cuidado contempladas na PNPIC e está presente no SUS desde 2006. Ela leva em conta não apenas a doença, mas o ser humano e sua relação consigo e com o mundo, buscando fortalecer o indivíduo como um todo e cuidando de suas dimensões físicas, vital e emocional.

 

 

 

O cuidado por meio dessa abordagem é diversificado e pode ser exercido em vários níveis de atenção à saúde com uma ampla gama de recursos terapêuticos sem abrir mão do diálogo e integração com os cuidados convencionais em saúde.

 

 

 

A utilização das terapias antroposóficas na atenção básica está cada vez mais presente. Dentre as abordagens das terapias antroposóficas, podemos citar a eurritmia, que é uma terapia do movimento, a massagem rítmica, a terapia artística, a psicologia ampliada pela antroposofia e o aconselhamento biográfico. Tais abordagens resgatam a dimensão do sentimento e emoções do indivíduo no desenvolvimento de sua individualidade. Esses e outros conhecimentos serão compartilhados durante o curso.

 

Mais informações em: suportecdpsus@gmail.com

 

 


Voltar
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 25 a 26
    Curso Reparo Tecidual e sua Importância para o Fisioterapeuta: da área básica e prática clínica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Informações
  • 29 a 16
    Curso de Formação Psicoterapia Corporal - Porto Velho – Rondônia Telefone: 69 3223.3584 / 8483.8363 institutodoser_pvh@hotmail.com - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2012 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO