PARTICIPAÇÃO

Durante 12ª Conferência de Saúde de Cuiabá Crefito-9 defende interesses de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

Crefito-9 na 12ª Conferência de Saúde de Cuiabá

“Pela manutenção dos Direitos Sociais e contra o desmonte do SUS”

 

Nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2017 foi realizada a 12ª Conferência Municipal de Saúde no Hotel Fazenda Mato Grosso de Cuiabá, que enfatizou o tema “Pela manutenção dos Direitos Sociais e contra o desmonte do SUS”, a fisioterapeuta e conselheira do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-9), Drª Grace Emanuelle Guerreiro Dias Rocatto defendeu melhorias e ampliação para os atendimentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Saúde geral do município.

 

Em meio às várias propostas, foi solicitada a assistência urgente para a atual situação da Policlínica Dr. Clóvis Pitaluga de Moura, no bairro Planalto, em Cuiabá, justificando que o local está atendendo uma demanda enorme que engloba tanto a região do Planalto quanto a do Bairro CPA, depois que a Policlínica deste último fechou.

 

“As pessoas estão indo de madrugada para ficar na fila na tentativa de conseguir atendimento de Fisioterapia. É urgente a necessidade de melhorar o atendimento a população que anseia de tratamento na área”.

A conselheira também abordou a questão da precisão da implantação de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) com locação de equipes de imediato nas quatro regionais, bem como a reabilitação do Núcleo de Reabilitação da Regional Norte na Capital.

 

Tais núcleos foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 para apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, e ampliar as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

 

“O NASF é uma estratégia inovadora e seu maior comprometimento é com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da Saúde da Família”, defendeu a conselheira.

 

Outra proposta do Crefito-9 exibida no evento foi à necessidade imprescindível da abertura de concurso público para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no município. O Conselho explicou que a demanda de atendimentos nas áreas em Cuiabá, é demasiadamente grande e que atualmente a população está desassistida, com pouco acesso aos profissionais.

 

Ainda foi proposta a inclusão da Terapia Ocupacional em todos os programas e/ou serviços de saúde mental (conforme portaria 130/2012, Ortopedia Portaria 594/2010, Estimulação Precoce e Microcefalia; Portaria 335/2016) – entre outras.

 

“Também sugerimos a implantação da coordenadoria de reabilitação na atenção secundária da Secretaria Municipal de Saúde; Implantação do Centro Especializado de Reabilitação (CER) em cada regional de Saúde do município. Reestruturação da rede de reabilitação da pessoa com deficiência, entre outras”, informou a conselheira Grace.

 

A conferência reuniu representantes do poder público, dos trabalhadores da saúde, lideranças, usuários e observadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir questões ligadas ao Fortalecimento e Ampliação da Participação Social (com o subtemas Participação Social e Garantia do Direito à Saúde);  Modelo de Atenção (com os subtemas Garantia e Melhoria do Acesso e Organização dos Serviços de Saúde) e Gestão do SUS (com os subtemas Planejamento e Financiamento do SUS e Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde).

 

 

O evento é realizado em Cuiabá, a cada dois anos (Lei Complementar 094/2003) e traz importantes avanços na avaliação e proposição de diretrizes para a política municipal de saúde.


Voltar
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 25 a 26
    Curso Reparo Tecidual e sua Importância para o Fisioterapeuta: da área básica e prática clínica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Informações
  • 29 a 16
    Curso de Formação Psicoterapia Corporal - Porto Velho – Rondônia Telefone: 69 3223.3584 / 8483.8363 institutodoser_pvh@hotmail.com - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2012 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO