É possível ser fisioterapeuta e terapeuta ocupacional com graduação totalmente à distância?

CREFITO-9 É CONTRA CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA E T.O POR MEIO DA MODALIDADE (EAD)

 

É possível ser fisioterapeuta e terapeuta ocupacional com graduação totalmente à distância?

 

 

 

Será que é possível se tornar um profissional diplomado e registrado no Crefito, com capacidade para atuar na Fisioterapia e Terapia Ocupacional, apenas fazendo cursos na modalidade de Ensino a Distancia (EaD) via internet?

 

 

 

Em defesa da saúde da sociedade brasileira, o sistema COFFITO/Crefitos se posiciona contra esse tipo de curso e entende que é um método inadequado à formação profissional do fisioterapeuta, pois não garante segurança e qualidade na formação, tampouco condições mínimas legalmente exigidas para a formação profissional. Além disso, a modalidade de educação a distância é incapaz de formar profissionais aptos para atender às necessidades de saúde da população, podendo colocá-la em risco.

 

 

 

 

O sistema Coffito/ Crefitos justifica que há necessidade de que a formação na área da saúde seja realizada de forma presencial, uma vez que, ao contrário de outras profissões, a integração entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade é imprescindível. Em suma, o sistema defende que a democratização do acesso por meio da EaD existe para o Brasil atingir metas numéricas. Com a tese de democratizar e ampliar o acesso da população aos cursos da saúde, o Ministério da Educação (MEC) editou o polêmico Decreto presidencial nº 9.057, de 25 de maio de 2017.

 

 

 

“Com esse documento, o MEC flexibilizou de forma arriscada a possibilidade de cursos à distância e as Instituições de Ensino Superior (IES) viram uma oportunidade de avançar na autorização de cursos e vagas juntos ao MEC”, explica Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva, diretor-secretário do COFFIT O e representante do sistema Coffito/ Crefitos no Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), que reúne 14 Conselhos Federais de Fiscalização de 15 profissões. “O MEC ‘desmocratiza’ o ensino na saúde, e ‘avança’ com o ensino superior no Brasil. Já as instituições de ensino veem uma maneira de faturar com as inúmeras aberturas de cursos e vagas, diminuindo consideravelmente os custos com os mesmos. É uma situação ‘ganha-ganha’ para o MEC e para as IES. Só quem perde é a população”, exemplifica Dr. Cássio.

 

 

 

 

 

CNS publica recomendação suspendendo provisoriamente autorização de cursos de graduação da área da saúde, na modalidade Educação a Distância (EaD)

 

 

 

O Conselho Nacional de justiça publicou, recentemente, uma recomendação (REC Nº 069, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2017), na qual requer ao Ministro de Estado da Educação a suspensão provisória á autorização de cursos de graduação da área da saúde, na modalidade Educação a Distância (EaD), até que seja devidamente construído e aprovado um dispositivo legal que contemple a pactuação da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo educativo, considerando o que prevê o Artigo 200, Inciso III, da Carta Magna de 1988, bem como o Artigo 14 da Lei nº 8.080/1990 e o Artigo 80 da Lei nº 9.394/1996 (LDB), no que diz respeito à formação profissional em saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 


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