A relevância dessas profissões para a população

Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Há 50 anos reabilitando vidas no Brasil

Há 50 anos alguns poucos homens e mulheres pioneiros que já atuavam realizando Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Brasil lutaram pelo reconhecimento e regulamentação dessas profissões no país. A história que nos precede é linda e grandiosa, nascida do engajamento e mobilização social de profissionais que tinham em mente que a saúde é integral, inteira, individual, coletiva e direito de todos vindo a ser reafirmada na Constituição Federal de 1988.

 

Em Mato Grosso a história da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional se confunde com a própria história do Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa. Em 1976 quando os primeiros profissionais do estado se organizaram para criar uma rede que atendesse a demanda de reabilitação da época.

 

Ao longo desses 50 anos observamos o amadurecimento, a transformação e o crescimento técnico e científico dessas duas profissões de forma exponencial.

 

O Fisioterapeuta é o profissional da área da saúde responsável por devolver a funcionalidade da pessoa, permitindo que ela viva com mais qualidade cada movimento, seja na infância, na vida adulta ou durante o envelhecimento. Como especialista do movimento humano ele compreende os impactos das manifestações das doenças e disfunções no corpo e ajuda a reorganizá-las, tratando, minimizando incapacidades, corrigindo, cuidando, fortalecendo para que o indivíduo desenvolva suas atividades sem dor ou dificuldades em sua melhor performance possível.

 

Hoje o Fisioterapeuta é profissional de primeiro contato, não necessário encaminhamento de outros profissionais para buscar os seus serviços, não tendo subordinação a qualquer outra profissão da saúde. Através do seu diagnóstico ele prescreve seu próprio tratamento e define juntamente com seu paciente a sua conduta clínica. Essa é a identidade da Fisioterapia, seu DNA e queremos continuar evoluindo em prol de uma sociedade com mais qualidade de vida por mais 50 anos.

 

O Terapeuta Ocupacional planeja e gerencia a atenção, assistência e cuidado a indivíduos e coletivos que possuem dificuldade no seu fazer cotidiano, no engajamento, envolvimento, desempenho ocupacional e/ou na participação ativa na vida em sociedade.

 

Ele utiliza como instrumento de intervenção diferentes atividades humanas como artes, o trabalho, o lazer, a cultura, as atividades artesanais, o autocuidado, as atividades cotidianas e sociais, dentre outras atuando em diferentes contextos. O T.O, como carinhosamente nos identificamos, é profissional implicado com a saúde dos sujeitos e coletivos, e tem forte engajamento social e político compromissado com as populações atendidas. Daí sua variedade de campos de atuação como saúde mental, assistência social e educação.

 

 

Atua em situações de risco de fragilidade e vulnerabilidade social e problemas de ordem cognitiva e mental em diferentes níveis de complexidade. Auxilia na integração das pessoas aos diferentes cenários sociais, conforme suas demandas pessoais, necessidades ou interesses, visando a auto realização.

 
 

Em quais áreas temos Terapeutas Ocupacionais Especialistas?

Em Contextos Hospitalares

Nas comunidades em Saúde Comunitária e de Família

Na Gerontologia em casas de repouso, clínicas, consultórios

Na Saúde Mental nos CAPs, CAps I, Centros de reabilitação e outros equipamentos de saúde

Nas escolas em Contextos escolares

Nas Práticas Integrativas com o Terapeuta Ocupacional Acupunturista.

Nos Contextos Sociais

Procure o seu Terapeuta Ocupacional e tenha mais autonomia nos próximos 50 anos.

Em quais áreas temos Fisioterapeutas Especialistas ?

Na Saúde da Mulher nas clínicas, casas de parto, maternidades ou consultórios;

No Esporte com o Fisioterapeuta Esportivo

Nos Hospitais, UTIs ou Home Care com o Fisioterapeuta Intensivista, da Fisioterapia Respiratória ou da Cardiovascular.

Na Gerontologia nos cuidados com o envelhecimento saudável

Nas Práticas Integrativas com os Fisioterapeutas Acupunturistas, da Osteopatia e da Quiropraxia.

Nas piscinas de clínicas, clubes com a Fisioterapia Aquática

Nos hospitais, ambulatórios ou clínicas com o Fisioterapeuta Oncológico (processos durante ou após o câncer e suas repercussões)

Nas Clínicas, spas, centros cirúrgicos ou consultórios com o Dermatofuncional.

Nos centros de reabilitação, creches com a Neurofuncional

Em todos os ambientes de saúde na Traumato-Ortopédica

Nas empresas, fóruns ou clínicas o Fisioterapia do Trabalho.

 

Voltar
CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 22 a 23
    XXVI Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica do Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - SP - Informações
  • 27 a 27
    25 anos do CREFITO-9 - Palestra Marketing Digital - Cuiabá-MT - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO