NOTA DE ESCLARECIMENTO

Logomarca Crefito

 

 

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região - CREFITO-9 esclarece que em Abril de 2017 o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO solicitou de seus Regionais análise quanto a Minuta de Acórdão e Resolução sobre Integração Sensorial.

 

A Diretoria do CREFITO-9 solicitou a Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional - ABRAFIN e a Associação Brasileira de Integração Sensorial - ABIS parecer referente a atribuição legal, formação e  competências dos profissionais certificados para a prática da Integração Sensorial.

 

A conclusão do parecer da ABRAFIN é que: “A partir de toda a argumentação teórica do presente documento, é importante deixar claro que o termo ‘abordagem / intervenção por integração sensorial’ não deve ser entendido como outro método específico, pois a integração sensorial é um fenômeno neurofisiológico. Quando, especificamente, se trata do método ASI®, a ABRAFIN entende então que o mesmo não pode ser um recurso exclusivo para terapeutas ocupacionais, pois pode ser usado com objetivos terapêuticos diferentes por diferentes profissionais, cada um dentro do escopo da sua profissão”.

 

 O parecer da ABIS finaliza que: “Pelo exposto acima se pode inferir que na terapia de IS a motivação intrínseca da criança para brincar é valorizada e peça central, na medida em que as habilidades da criança são estimuladas num contexto lúdico e prazeroso. O Terapeuta Ocupacional utiliza diferentes estratégias para criar uma atmosfera onde prevaleça a confiança e parceria na qual a criança se sinta motivada e valorizada. O terapeuta estabelece uma aliança terapêutica com a criança resultante da empatia, respeito, valorização e consideração das suas necessidades e peculiaridades. A Medida de Fidelidade possibilita a observância dos princípios essenciais da terapia. A divulgação deste conhecimento poderá instrumentalizar os terapeutas ocupacionais especialistas em IS, membros da equipe terapêutica e, acima de tudo cliente e familiares para o controle da qualidade do serviço prestado. Esta breve fundamentação teórica-prática aponta a pertinência desse campo do conhecimento ao Terapeuta Ocupacional, que pode se tornar Especialista, a partir de estudos de extensão universitária”.

 

Após amplo debate pautado nos pareceres das respectivas associações, o CREFITO-9 enviou oficio ao COFFITO com parecer favorável quanto a normatização e regulamentação da Especialidade da Integração Sensorial para Terapeutas Ocupacionais, conforme parecer da Associação Brasileira de Integração Sensorial.

 

Embora o CREFITO-9 tenha feito suas recomendações, o COFFITO publicou resolução nº 483/2017 sobre a Integração Sensorial, como recurso da Terapia Ocupacional. 


Voltar
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 20 a 20
    IV EVENTO FENAFISIO SUL - UNICEMP - Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba - PR - Informações
  • 22 a 24
    IV Seminário Brasileiro de Fisioterapia Quiropráxica e Manipulativa - Belo Horizonte e Minas Gerais - Informações
  • 27 a 30
    XXVII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e IV Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia - Hotel Manaíra - João Pessoa/ PB - Informações
  • 30 a 01
    CURSO AVANÇADO PILATES NOS APARELHOS – Reformer e Trapézio - Rua Polônia, nº 491, Bairro Santa Rosa - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência
Copyright © 2012 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO