Balanço

Retrospectiva 2018 – Um ano marcado pela defesa das profissões e da sociedade

Crefito-9
www.crefito9.org.br

[Link da Campanha]

Ao fazer um balanço deste ano, não foram poucas as ocasiões em que nos vimos defendendo e lutando pelas profissões, em busca de uma saúde digna e de qualidade para a população. Um dos nossos maiores embates foi em relação à Educação à Distância na graduação de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, prática imposta pelo Ministério da Educação e para os quais temos, insistentemente, apresentado argumentos contrários. Participamos de reuniões com o Ministro da Educação, demos subsídio e justificamos a necessidade da formação presencial, além de participarmos de grupos de trabalho e nos colocarmos à disposição. Monitoramos no Congresso essa pauta, e conseguimos adesões. Aumentamos a nossa voz e encontramos coro junto às demais categorias da Saúde. Evidenciamos os prejuízos iminentes e sustentamos nosso dever de assegurar um atendimento de qualidade à população e garantir formação necessária para prestação de serviço de excelência à toda população.

Além disso, fomentar o mercado de trabalho e estimular a valorização das nossas profissões também integrou as nossas prioridades. Anualmente atualizamos o valor do Referencial Nacional de Procedimentos no intuito de mostrar aos nossos profissionais os índices de inflação e oferecer um guia quanto ao mínimo para cada serviço. Parece simples, mas sabemos que não é. Apesar das dificuldades, devemos fazer uma análise sobre o valor de nossas profissões: a proposta é refletirmos sobre o verdadeiro valor da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional junto da sociedade. O valor real de uma profissão é aquele percebido pelo usuário, relativo à qualidade e a resolutividade do serviço.

Como de costume, mantivemos também as nossas conquistas no Congresso e nos tribunais brasileiros e assim, a garantia de nossas prerrogativas, como o exercício da Acupuntura, a segurança do fisioterapeuta Dermatofuncional em relação ao profissional esteticista e cosmetólogo, a obrigatoriedade de inserção do fisioterapeuta nas Equipes da Estratégia Saúde da Família, a presença 24 horas do fisioterapeuta nas UTIs e a regulamentação da Terapia Ocupacional. Ainda, a atuação da Comissão Parlamentar do COFFITO se manteve decisiva na tramitação de projetos como os que pretendem regulamentar a Osteopatia e a Quiropraxia.

Mais uma vez, marcamos presença no CONASEMS, e participamos de Campanhas Temáticas da Saúde, disseminando informação ao profissional e cuidando da saúde da população, criamos o portal de oportunidades com acesso aos principais concursos públicos do país e realizamos a mais uma Edição da Prova Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional. Regulamentamos a Terapia Ocupacional na área do paradesporto, para representar as profissões nacional e internacionalmente, e para realizar parcerias que incentivem e engrandeçam as nossas categorias.

Também, se pretendemos fortalecer, precisamos compreender a importância da proximidade. Por isso, é com orgulho que neste ano comemoramos mais uma evolução, o desmembramento do CREFITO-9 para o CREFITO-18, atendendo às necessidades dos profissionais dos estados do Acre, Mato Grosso e Rondônia. Auxiliamos os CREFITOs 14, 16 e 17 na montagem de suas infraestruturas, permitindo assim, melhor capacidade no atendimento aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Por fim, o final do ano sempre nos permite olhar para trás e fazer um pequeno balanço do nosso percurso. Estamos certos de que trabalharemos para que 2019 seja um ano melhor, com mais realizações.

Dr. Roberto Mattar Cepeda
Presidente do COFFITO


Voltar
CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 23 a 25
    CONGRESSO BRASILEIRO E INTERNACIONAL DA ABRAFITO (COBRAFITO) - Belo Horizonte - MG - Informações
  • 23 a 25
    VI CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA – CBFO - São Paulo - SP - Informações
  • 25 a 25
    Workshop Teórico Prático de Introdução ao Modelo de Ocupação Humana - MOHO - Brasília/DF - Informações
  • 29 a 31
    III Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Processos e Inovação na área da Saúde - São Paulo - SP - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO