Saúde da Mulher

I Encontro Mato-grossense de Fisioterapeutas em Saúde da Mulher apresenta evidências científicas da especialidade

 

Fisiosaúdedamulher

 

O contexto histórico da Fisioterapia em Saúde da Mulher em Mato Grosso e as evidências científicas das áreas de atuação que envolvem a especialidade foram apresentadas e amplamente discutidas com os Fisioterapeutas e acadêmicos de Fisioterapia que participaram do I Encontro Mato-grossense de Fisioterapeutas em Saúde da Mulher. Promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9), o evento foi realizado nesse sábado (20/07) na sede do Conselho em Cuiabá.

A Saúde da Mulher foi reconhecida como especialidade profissional há quase 10 anos e tem como finalidade a ampla atuação fisioterapêutica ao longo do ciclo de vida feminino. “Hoje temos uma demanda e uma necessidade muito grande por essa especialidade, nosso objetivo enquanto Conselho é promover o desenvolvimento e fortalecimento desta especialidade no estado. Temos profissionais de alto nível, de alto gabarito, podemos ser referência só precisamos formatar e mostrar isso para o Brasil”, destaca a presidente do CREFITO-9, Dra. Ingridh Farina da Silva.

O Encontro contou com cinco palestras de Fisioterapeutas que atuam com a especialidade em Mato Grosso. A Dra. Marile Belmonte fez a contextualização histórica da especialidade no Brasil e no estado, a Dra. Magna Ferreira apresentou as possibilidades de atuação da Fisioterapia durante o período de gestação, a prática baseada em evidências da atuação do fisioterapeuta no preparo dos músculos do assoalho pélvico para o parto vaginal foi o tema da palestra Dra. Mayara dos Santos Barros, onde estamos e onde querermos chegar com a Fisioterapia no trabalho de parto foram as questões abordadas pela Dra. Elaine Aparecida Rivolta Tozetto, a Dra. Daniele Amori encerrou mostrando a importância do trabalho fisioterapêutico no auxílio a sexualidade no pós-parto.

 

Fisio 2

 


Para a Dra. Mayara dos Santos Barros conseguir reunir tantos profissionais e acadêmicos interessados em discutir a especialidade é um marco histórico. “Há alguns anos, quando comecei a atuar com a saúde da mulher eu não tinha colegas aqui em Mato Grosso para compartilhar evidências científicas, então ver um auditório cheio para ouvir palestras baseadas em evidências científicas de qualidade realmente é algo que ficará marcado e nos traz a sensação de realização e felicidade”.

Por meio de um vídeo gravado especialmente para o evento, a Dra. Lilian Rose de Souza Mascarenhas presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde
da Mulher (Abrafsm) convidou os profissionais de Mato Grosso a se associarem e a contribuir com sugestões para a especialidade no Brasil. “A gente só consegue avançar na profissão estando organizados e o movimento associativo em todas especialidades nós traz isso”, reforça a presidente do CREFITO-9.

 

Fisio3

 


Formada em 2012 e atuando na Atenção Básica, a Dra. Jéssica Fialho dos Santos saiu de Sorriso para participar do encontro e conta que “a qualidade das informações passadas pelos palestrantes e a organização do evento a fez abrir os olhos para uma área que ainda não havia imaginado para a minha carreira”.

Especialidade titulada – Em novembro de 2009, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconheceu a Fisioterapia em Saúde da Mulher como especialidade profissional.

Para tornar-se especialista, o profissional precisa passar pela prova de títulos que é realizada a cada dois anos pelas associações nacionais que representam as especialidades no Brasil em convênio com o COFFITO.

A próxima prova para titulação de Fisioterapeutas especialistas em saúde da mulher será realizada no final do ano que vem (2020) em todas as capitais brasileiras, inclusive Cuiabá.


Fonte: Assessoria de Comunicação CREFITO-9


Voltar
CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 26 a 26
    I Jornada sobre Autismo - EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Cuiabá-MT - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO