Quarta, 25 de agosto de 2021, 08h22

Crefito9 em busca de garantir serviço de Fisioterapia nas UPAs de Várzea Grande


Luana Ogiwara
Crefito 9

Na última terça-feira (24), o Conselho Regional e Fisioterapia e Terapia Ocupacional da nona região (Crefito9), acompanhou a sessão na Câmara Municipal de Várzea Grande e em seguida   reuniu-se com a Comissão de Saúde daquela casa. Entre os presentes estavam o Presidente e o Vice-Presidente da comissão, os vereadores Mauro da Saúde (PSB) e Enfermeiro Emerson (PP) o  líder do executivo vereador Sardinha (PTB) além dos vereadores Joaquim Antunes (PSDB) e Braz Jaciro (Pros).

A pauta principal foi buscar apoio daquela casa para garantir o serviço de Fisioterapia nas UPAs do município. Hoje Várzea Grande conta com 2 unidades de Pronto atendimento  e em apenas uma há o serviço de Fisioterapia temporário em função dos atendimentos de Covid-19.  A presidente do Crefito9, Dra. Ingridh Farina da Silva e o Conselheiro José Alves Martins esclareceram aos presentes a necessidade de investir na rede básica do município, além das unidades pré-hospitalares, Também foi discutido que o município não conseguirá investir mais muito tempo na alta complexidade como as UTIs. E o profissional Fisioterapeuta nas UPAs pode reduzir drasticamente os custos hospitares inclusive evitando que o paciente necessite de cuidados intensivos. 

Como encaminhamento o Crefito9 ficou de apresentar ao executivo de Várzea Grande,  juntamente com a comissão de saúde, um plano para implantação de serviços Fisioterapia não só nas UPAs como unidades estratégicas, incluindo valorização com relação aos valores dos plantões destes profissionais.

Outro ponto de pauta foi a reabilitação pós-Covid. A criação de unidades sentinelas de triagem de pacientes pós-covid e descentralização da reabilitação, facilitando o acesso do cidadão ao serviço, em especial os mais graves e que tem sequelas cardiorrespiratórias e ou musculares.  

Na avaliação dos diretores do Crefito9 presentes a reunião foi extremamente proveitosa e tivemos uma grande abertura da comissão de saúde como também da liderança do executivo daquela casa além de manifestação de apoio de muitos vereadores que durante a sessão fizeram uso da palavra para falar da importância vital dos fisioterapeutas nestes momentos de pandemia. “Queremos garantir em lei o acesso ao serviço de fisioterapia a população várzeagrandense, e não só neste momento de pandemia mas ser assistido em todas as necessidades dentro das linhas de cuidado da rede urgência do município” disse o diretor tesoureiro do Crefito9 durante a reunião.


Fonte: Crefito9
Visite o website: https://crefito9.org.br/