
O governador Mauro Mendes anunciou no final da tarde de quarta-feira (8) que deve enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei para garantir que os profissionais contratados da Saúde que contraírem a Covid-19 possam receber do estado os valores dos plantões durante o período de recuperação.
Durante a sessão ordinária realizada na manhã de quarta-feira, além das indicação apresentadas pelos parlamentares, o médico e também deputado Dr. João José (MDB) reforçou o coro e fez um apelo ao governador para que desse amparo a esses profissionais, tão importantes neste momento de pandemia.
Em áudio que circulou pelas redes sociais no final da tarde, Mendes justificou que os profissionais da Saúde contratados para as unidades hospitalares do estado recebem por plantão e não possuem vínculo empregatício, sendo chamados conforme a disponibilidade deles e necessidade do hospital. Mas garantiu que já trabalha junto à Procuradoria Geral do Estado, em um projeto de lei para garantir esse respaldo aos profissionais.
“Sabemos que geralmente esses profissionais não trabalham em uma só unidade de saúde, sendo impossível determinar o local de contaminação. Porém, esse é um período atípico e se porventura esse profissional for contaminado, não seria justo ir pra casa, ficar 14 dias de recuperação e não receber nada como ocorre hoje”, registrou.
Segundo Mendes, esse projeto de lei que enviará à Assembleia prevê que o profissional possa receber do Estado o mesmo número de plantão que fez nos últimos 14 dias. Ou seja, se nos últimos 14 dias antes de contrair a Covid19, ele fez 6 plantões, o Estado paga outros 6 plantões nos 14 dias em que ele estiver afastado.
A deputada comemorou a decisão do governador e reforçou que além da regularização do pagamento aos profissionais contratados para atuar na linha de frente da Covid, ela solicitou a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva em Colíder, bem como o aumento nos repasses para os serviços de média e alta complexidade aos 141 municípios, tão sobrecarregados com a alta incidência da Covid.