
O Crefito-9 Qualifica voltou e em grande estilo, mas desta vez ele acontece online, nesta quinta-feira (16) às 18h com a Dra. Caroline Brito Fisioterapeuta, especialista em Terapia Intensiva Adulto. A transmissão será realizada pelo Instagram e pelo Youtube do Crefito9.
A ação faz parte do programa de educação permanente do Conselho que disponibiliza palestras gratuitas e abertas aos profissionais do estado.
O tema de relevância nacional, irá expor as infecções respiratórias que são comuns em todo o mundo, assim como o novo coronavírus que tem causado sintomas parecidos com os de uma gripe comum. Porém, pacientes com covid-19 podem necessitar de cuidados intensivos. Por ser altamente contagiosa, a covid-19 se tornou um problema de saúde pública mundial. A transmissão do vírus de humano para humano ocorre, aproximadamente, 2 a 10 dias antes dos indivíduos se tornarem sintomático, dificultando o controle da disseminação do vírus.
A fisioterapia é benéfica no tratamento respiratório e na reabilitação de pacientes com covid-19. O papel do Fisioterapeuta é melhorar o funcionamento respiratório e físico do paciente, objetivando aliviar seus sintomas e auxiliar no aumento de suas atividades funcionais. Sendo a fisioterapia indicada para os casos em que os pacientes com a covid-19 apresentem secreções excessivas nas vias aéreas e não sejam capazes de removê-las independentemente, devendo receber intervenções baseadas nas indicações clínicas.
Pacientes de alto risco também podem se beneficiar com o atendimento fisioterapêutico individualizado: pacientes com comorbidades que estejam associadas à hipersecreção ou tosse ineficaz (doenças neuromusculares, doenças respiratórias crônicas, fibrose cística, etc.). Fisioterapeutas que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) podem fornecer técnicas de higiene brônquica, auxiliando na remoção de secreção pulmonar de pacientes ventilados mecanicamente, e podem auxiliar no posicionamento funcional de pacientes com insuficiência respiratória grave associada à covid-19.
Estas e outras dúvidas poderão ser esclarecidas pela Dra. Fisioterapeuta Caroline Brito na próxima quinta-feira (16) às 18h.
Anote e participe!