Cerca de 29 mil profissionais de saúde de MT serão vacinados contra Covid-19

Campanha nacional de vacinação iniciará com 28.744 doses da vacina Sinovac (Butantan) destinadas a 34% dos profissionais de saúde de Mato Grosso

Mylena Petrucelli
Comunicação Crefito-9

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (18 de janeiro) o informativo com o plano da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. O início da vacinação se dará pelos trabalhadores da saúde, incluindo fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de todo o país.

 

Nesta primeira fase da vacinação, o Ministério disponibilizará 28.744 doses aos profissionais da saúde de Mato Grosso que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Para o estado todo, serão destinadas 65.760 doses. Também serão vacinadas prioritariamente pessoas idosas institucionalizadas com 60 anos ou mais (2,3 mil doses), pessoas com deficiência institucionalizadas (190 doses) e indígenas aldeados (28,7 mil doses).

 

Na terça-feira (19 de janeiro), o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), encaminhará as 65,7 mil doses da vacina aos 14 polos regionais, que mediarão a distribuição aos municípios. Estima-se o funcionamento de aproximadamente 50 mil postos de vacinação nesta primeira fase em todo o país.

 

No direcionamento do Ministério da Saúde, o critério de vacinação para trabalhadores dos serviços de saúde compreende médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas.

 

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio Hospitalar, Atenção Básica e Clínicas, aos profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

 

De acordo com o governo, todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas.

 

Confira o informe técnico em anexo.

 

 


Voltar
CALENDÁRIO 2020
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO