O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito-9) celebrou 26 anos de instalação nesse domingo (29 de novembro), de acordo com a Resolução nº 160 do COFFITO, de 29 de novembro de 1994.

Neste período, a instituição se fortaleceu politicamente e atuou pelo desenvolvimento das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Mato Grosso. Apenas em 2018 a jurisdição passou a se concentrar somente no estado de Mato Grosso; antes disso, Rondônia e Acre faziam parte do Crefito-9, de forma que a descentralização das ações e serviços do Conselho é um dos principais avanços a serem comemorados.
A implantação da subsede Sinop foi o grande marco deste processo, uma vez que proporcionou a entrega de serviços mais rápidos e resolutivos aos profissionais atuantes na região norte do estado. Cerca de 30% dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais registrados no Crefito-9 atuam no entorno de Sinop, em 19 municípios que são abrangidos pela regional.

“Esse ano nós podemos comemorar bastante esses 26 anos, sobretudo com relação ao processo de descentralização que iniciamos. O planejamento da gestão é expandir cada vez mais, descentralizar os serviços e ampliar nossa cobertura de fiscalização”, frisa a atual presidente do Conselho, Dra. Ingridh Farina da Silva.
Como projeções futuras, o Crefito-9 almeja implantar uma subsede em Rondonópolis, abrangendo as regiões sul e nordeste de Mato Grosso. O intuito é estruturar a presença do Crefito em três porções do estado, norte, sul e nordeste, onde há maior concentração dos profissionais.
“Isso seria realmente um avanço nunca visto nos últimos 20 anos. Vamos crescer não só quantitativamente, mas qualitativamente também”, prevê a presidente.