Crefito-9 comemora retomada de pauta que garante fisioterapeutas 24horas em UTI´s

Desde 2019 o Crefito9, busca apoio de parlamentares para aprovação da PL718/2019.

Ediana Thanara
Comunicação Crefito-9

Materia

 

Está em pauta para segunda votação na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso desta quarta-feira, 20, o Projeto de Lei 718/2019 que garante assistência 24 horas de Fisioterapeutas nas UTI´s de Mato Grosso.  

 

O PL objetiva garantir a permanência do profissional de fisioterapia nos Centros ou Unidades de Terapia Intensiva adulta e pediátrica de hospitais nos turnos dentro das 24h do atendimento, uma vez que é obrigatória a presença de no mínimo um profissional para cada 10 leitos de acordo com o artigo 22, inciso XVI da Constituição Federal e da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

De acordo com a Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9) Ingridh Farina, o PL tem grandes chances de ser aprovado. “Apesar das sessões online fomos até os deputados elucidar a importância e relevância deste projeto para os mato-grossenses e da garantia do direito do paciente grave de ser assistido de forma ininterrupta por  24h pelos fisioterapeutas dentro das UTIs. Os deputados que nos atenderam deram total apoio e agora aguardamos para a segunda votação que deve ocorrer nesta quarta-feira, para assim ser sancionado pelo governador, a exemplo do estado do Piauí”, esclarece a presidente.

 

 

Ainda de acordo com a Constituição Federal, o Estado deve assegurar todos os direitos à saúde visando reduzir riscos e outros agravantes decorrentes de doenças e demais situações que possam comprometer a saúde do cidadão. Sendo assim, é indispensável a atuação do profissional de fisioterapia especialista em Terapia Intensiva por 24 horas no atendimento aos pacientes graves. A COVID-19 tornou evidente a relevância desses profissionais  que sempre estiveram nos bastidores compondo de forma competente as equipes multiprofissionais. O Fisioterapeuta é um dos principais instrumentos que auxiliam o paciente internado com suspeita ou confirmação de COVID-19, e tem a função de identificar as necessidades relacionadas à terapia respiratória e cuidar da ventilação mecânica do paciente grave, podendo salvar vidas. A atuação da fisioterapia contribui com o avanço no suporte respiratório dos pacientes em tratamento intensivo sendo um dos principais profissionais responsáveis pelo manejo do respirador o que aumenta a chance de sobrevida para aqueles com insuficiência respiratória por exemplo.

 

 

A resolução 402/2013 traz as competências do Fisioterapeuta Intensivista e o seu relevante papel precisa ser conhecido pela sociedade e reconhecido pela legalidade. O Crefito9 também reforça neste momento de pandemia a importância da paramentação adequada e da disponibilização das EPIs a todos os profissionais que estão nas unidades de referencia no atendimento aos pacientes com Covid-19, ressaltando o risco biológico e a necessidade da segurança dos profissionais no manejo dos pacientes.


Voltar
CALENDÁRIO 2020
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 12 a 14
    Curso - ISOSTRETCHING - Método de CORREÇÃO POSTURAL - SINOP - MT - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO