Fechar
Autonomia Profissional

Crefito-9 garante a fisioterapeutas de Barra do Garças direito de solicitar exames complementares

Mylena Petrucelli
Comunicação Crefito-9

Pressfoto - Freepik.com

Exame fisioterapeuta

 Pressfoto - Freepik.com

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito-9) notificou clínica privada de Barra do Garças que vinha se negando a realizar exames complementares solicitados por fisioterapeutas.

 

Após denúncias da recusa aos pedidos solicitados por fisioterapeutas, o Conselho tomou as medidas cabíveis, conforme a legislação pertinente à prática profissional.

 

O fisioterapeuta possui legitimidade para solicitar exames complementares vinculados à sua atividade profissional, de modo a embasar o diagnóstico fisioterapêutico - artigo 3º da Resolução nº 80/87 do COFFITO.

 

Mais que um direito, solicitar exames de imagem é um dever dos fisioterapeutas. O Código de Ética e Deontologia estabelece que os profissionais devem utilizar todos os conhecimentos técnico-científicos a seu alcance para promover a saúde com segurança e eficiência. Além disso, devem prevenir condições que possam prejudicar a qualidade de vida dos pacientes.

 

O ensino sobre solicitação, execução e interpretação de exames de imagem é previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia, instituídas em 2002. O Conselho Nacional de Educação define que o estudante deve estar apto a: VI realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar seu diagnóstico, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas.

 

Decisões recentes da Justiça Federal reforçam a legalidade e competência da solicitação de exames complementares ou laudos técnicos pelo profissional de fisioterapia, sendo objeto de acórdãos proferidos pelos Tribunais Regionais Federais da 3ª e 4ª regiões.

 

A clínica notificada respondeu o Crefito-9 autorizando a realização dos pedidos de exames complementares por fisioterapeutas ficando o mesmo responsável pela solicitação dos exames de imaginologia, encaminhamento e a orientação necessárias ao paciente.


Voltar
CALENDÁRIO 2020
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 28 a 31
    13º Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional - Maceió - AL - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO