Fechar
institucional

Crefito visita deputados para buscar apoio à lei de fisioterapia 24h em UTIs

Votação para derrubar veto será realizada na próxima quarta-feira (30)

Mylena Petrucelli
Comunicação Crefito-9

Crefito-9

Visita ALMT

A presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito-9), Ingridh Farina, esteve na Assembleia Legislativa de Mato Grosso nessa quarta-feira (23 de setembro), com o objetivo de buscar apoio para a promulgação do Projeto de Lei 718/2019. A matéria trata da cobertura integral de assistência fisioterapêutica por 24 horas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do estado, públicas e privadas.

 

Na sessão com início às 8h do dia 30 de setembro serão votados todos os vetos do Governo do Estado aos projetos de lei apresentados pela ALMT. No caso do PL das 24h de fisioterapeuta em UTIs, houve veto integral do governador Mauro Mendes no dia 12 de junho. Agora, cabe aos deputados analisarem se a proposta vira lei ou não.

 

O veto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o parecer foi rejeitado, isto é, o projeto tem legitimidade pelo crivo jurídico da Assembleia Legislativa.

 

O deputado Silvio Fávero (PSL), que compõe a CCJ, manifestou apoio total à proposta. “Nós entendemos que esse projeto é de alta relevância. Derrubamos o parecer do veto na comissão e na votação em plenário meu voto será igual. Não tenho dúvidas que os deputados verão que precisamos dos fisioterapeutas 24 horas”, pontuou o parlamentar.

 

“A comissão compreendeu o peso social desse projeto para Mato Grosso. É importante agora a mobilização da categoria e dos usuários do sistema de saúde para que nossos deputados percebam a importância da lei e se sensibilizem com essa causa”, afirma a presidente do Crefito-9.

 

O deputado Wilson Santos também manifestou que votará a favor do projeto de lei. Os demais deputados estaduais serão visitados ao longo da semana e receberão ofício do Crefito com o pedido de apoio para a promulgação da lei.

 

Apoio

 

A categoria de fisioterapeutas atuantes em Mato Grosso e a sociedade também podem ajudar nesta causa. Abaixo, segue em anexo uma carta aberta que pode ser enviada ao deputado de sua preferência.

 


Voltar
CALENDÁRIO 2020
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 28 a 31
    13º Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional - Maceió - AL - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO