CAPACITAÇÃO

Fisioterapeutas que atuam no enfrentamento a covid-19 realizam capacitação

 

Os Fisioterapeutas Fábio Rodrigues Vieira e Marcos Prudêncio Gonçalves foram os responsáveis pela capacitação em ventilação mecânica e manejo fisioterapêutico para pacientes contaminados realizado nos dias 29 e 30 de junho em Rondonópolis-MT.

 

Os profissionais que atuam na linha de frente no combate à covid-19 viram a necessidade da capacitação devido ao avanço rápido da doença no estado e da necessidade da utilização dos aparelhos de ventilação mecânica (respiradores) se adequando aos parâmetros respiratórios: frequência respiratória, volume corrente  e pressão expiratória positiva que tem mantido  os pulmões, dentre outros parâmetros.

 

A Ventilação Respiração Motora é a mais conhecida nos casos de covid-19, a Ventilação Respiratória tem tido grande importância dentro da UTI. "Começamos com uma avaliação de padrão ventilatório do paciente para ver a necessidade do esforço do mesmo ou se ele precisa de um suporte ventilatório maior. Diante disto temos duas opções: ventilação não invasiva ou mecânica invasiva, o que será discutido com a equipe multidisciplinar", esclarece o Fisioterapeuta Fábio.

 

Ainda, segundo ele, o coronavirus causa inflamação nos pulmões, afetando diretamente a troca gasosa, por isso os pacientes entram rapidamente em falência respiratória. Nestes casos é visto o papel fundamental do fisioterapeuta tanto no início do tratamento como na recuperação. 

 

A doença tem um curso longo de recuperação, entre duas ou três semanas, o que tem causado a superlotação das UTI e o alerta da importância do isolamento social. 

 

"Passado o período crítico, é preciso retirar o suporte ventilatório, nessa segunda fase, entra a fisioterapia motora para o paciente ganhar força muscular perdida no período sem mobilização, além da otimização da higiene brônquica e por fim autonomia respiratória", finaliza Fábio. 

 


Voltar
CALENDÁRIO 2020
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO