Fisioterapia em Saúde da Mulher

A importância da Fisioterapia na Gestação

banner  fisio gestação

Dra. Elaine Tozetto, Fisioterapeuta, atuante na área de Disfunções Pélvicas.

 

 

 

A gestação é um período de muitas transformações e adaptações fisiológicas no corpo.

 

Sabemos que tais mudanças poderão sobrecarregar a musculatura, alterar a dinâmica respiratória e comprometer as atividades do dia a dia da mulher.

 

Através de uma abordagem especializada, o objetivo do acompanhamento fisioterapêutico durante a gestação é contribuir para o bem-estar gestacional, preparando o corpo para essa nova demanda.

 

Os músculos do assoalho pélvico (MAP), compõe uma rede de músculos localizados na parte inferior dos ossos da pelve, atuando como uma rede de sustentação para os órgãos pélvicos (bexiga, útero de reto), são responsáveis pela continência urinária e fecal, estão relacionados a prática sexual, sendo também a via do parto normal.

 

Vale lembrar que a gestação é um fator de risco para o surgimento de disfunções perineais, por isso é importante cuidar dessa musculatura, independente da via de parto, já que, o corpo se prepara ao longo da gestação para o desfecho de um parto natural, independente da escolha pela via de parto. Por isso, é muito importante ter esse cuidado.

 

A Fisioterapia na gestação auxilia o processo do gestar, diminuindo desconfortos, dores, alterações posturais, fadiga, melhora da condição cardiorrespiratória além de prevenir possíveis disfunções perineais como a incontinência urinária, que pode ser uma queixa em decorrência das alterações ocasionadas pela gestação.

 

Durante a gestação essas estruturas sofrem diferentes adaptações físicas e funcionais em função do ganho de peso do bebê, dos hormônios e da mecânica pélvica. O acompanhamento deste processo natural por um fisioterapeuta especializado durante a gestação, o parto e o pós-parto fazem toda a diferença na qualidade de vida da mulher.

 

A modificação no padrão respiratório decorrente das alterações anatômicas e funcionais devido a ação de vários hormônios e da acomodação do útero na cavidade abdominal, promovem uma adaptação no mecanismo cardiorrespiratório podendo ocasionar a fadiga e o cansaço, queixas comuns principalmente a partir do terceiro trimestre. Os exercícios direcionados promovem uma melhor ventilação pulmonar, contribuindo para o bem-estar materno fetal.

 

Outro cuidado e atenção que devemos ter na gestação é na manutenção e estabilização da musculatura abdominal em decorrência da diástase, que é o afastamento dos músculos reto-abdominais e do tecido conjuntivo durante a gestação para a acomodação do útero na cavidade abdominal, promovendo o equilíbrio da musculatura estabilizadora do tronco além de auxiliar na recuperação pós-parto.

 

O acompanhamento fisioterapêutico pode ser iniciado a partir de 14 semanas gestacionais após liberação do médico obstetra, adequando as atividades e exercícios de acordo com cada fase gestacional.

 

Para as mulheres que optaram por um parto normal, partir de 34 semanas nós iniciamos o preparo da musculatura do assoalho pélvico através da massagem perineal, entre outras intervenções a fim de melhorar a elasticidade dessa musculatura para o momento do parto.

 

A atuação do fisioterapeuta especializado durante todo o ciclo gravídico puerperal proporciona uma gestação equilibrada e tranquila para a mulher. 

 

Dra. Elaine Tozetto, Fisioterapeuta, atuante na área de Disfunções Pélvicas.   integrante da CÂMARA TÉCNICA DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER DO CREFITO-9.


Voltar
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Onde você gostaria que o Crefito-9 investisse sua anuidade de 2021?

Abertura de novas subsedes

Educação continuada e capacitações

Benefícios

Novos projetos

Tecnologia

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO