Terapia Ocupacional

O que mudou na atuação do Terapeuta Ocupacional desde o início da pandemia

Os hábitos saudáveis que já não atingiam margens satisfatórias tiveram que ser ainda mais reinventados, principalmente na área da saúde mental.

Ediana Thanara
Comunicação CREFITO-9

 

Com o início da pandemia e do isolamento social, a sociedade incluiu, mesmo que de forma obrigatória múltiplas mudanças, ou tiveram que rever suas rotinas. Isso resultou numa série de situações desde uma casa cheia de pessoas ociosas, ou de apenas uma pessoa solitária sem poder receber visitas de amigos ou familiares.

 

Desta forma, podemos destacar o papel do Terapeuta Ocupacional nas atividades diárias e ressaltar sua importância na produção de estratégias para facilitar o desenvolvimento e organização da rotina de todos os membros da família, gerando melhoria nos incômodos psíquicos e de saúde mental que envolve as restrições sociais principalmente durante a pandemia.

 

Estes, implementam tecnologias assistivas que atua no desenvolvimento e no desempenho do paciente, passando por uma série de etapas com o intuito de corrigir, acompanhar ou aperfeiçoar as habilidades essenciais.

 

Segundo o vice-presidente do Crefito-9, Dr Jorge Damião Gonçalves Scarpellini as formas de abordagem foram os novos meios incrementados pela categoria durante o isolamento social. “Para retomar e dar continuidade nos atendimentos, fomentamos a teleconsulta e o teleatendimento, assim como os demais setores e serviços de saúde. Não sabemos se essa será a nova visão sobre o olhar terapêutico, mas estamos registrando os feedbacks com os pacientes para futuras mudanças caso seja necessária. Como a terapia ocupacionaltrabalha diretamente com a independência, adaptações e qualidade de vida, podemos ter certeza que o bom profissional vai se sobressair com todas estas situações inusitadas que vivemos até o momento”, esclarece Dr. Jorge.

 

 

 


Voltar
CALENDÁRIO 2020
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO