Crefito-9 solicita contratação de Fisioterapeutas para atuar 24h nas UPAs de Cuiabá

Por meio do Ofício, Crefito-9 solicitou a contratação de profissionais de fisioterapia no regime de 24 horas.

Comunicação Crefito-9

 

 

Considerando a emergência em saúde pública que estamos vivendo com a Covid-19, no intuito de contribuir com a organização e o fortalecimento da rede de urgência e emergência na capital para que possamos fazer frente, não somente aos pacientes menos graves de Covid-19, mas também aos principais problemas de saúde dos usuários na área de urgência e emergência de forma resolutiva, tendo alta morbimortalidade relacionada às violências e aos acidentes de trânsito entre jovens até os 40 anos e, acima desta faixa, uma alta morbimortalidade relacionada às doenças do aparelho circulatório, como o infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC), que continuam a acontecer na população paralelamente ao Covid-19.

 

E compreendendo o papel do Fisioterapeuta neste ponto de atenção da rede de urgência e emergência, o Crefito9 encaminhou ao Secretario Municipal de Saúde de Cuiabá solicitação de contratação de Fisioterapeutas no regime de 24 horas para atuar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma vez que serviços estratégicos da rede de urgência e emergência podem, de forma qualificada, intervir precocemente, evitando o agravamento dos pacientes de Covid-19, fundamentada na escassez de equipes e leitos de UTI no estado. Assim, o atendimento fisioterapêutico ao paciente menos grave nas UPAs pode desafogar o sistema de alta complexidade hospitalar e de UTIs.

 

 

 

De acordo com a Presidente do Crefito-9, Ingridh Farina, a assistência fisioterapêutica na atenção à urgência e emergência em tempo oportuno e de forma qualificada tem grande importância por salvar vidas, evitar sequelas e reduzir o sofrimento das pessoas no momento em que elas mais necessitam dos serviços de saúde. “O Fisioterapeuta é um profissional versátil e criativo e tem em seu rol muitos procedimentos de baixo custo que podem contribuir sobremaneira com a qualidade de vida do paciente, sobretudo durante desconfortos respiratórios”, esclarece Dra. Ingridh.

 

Desde julho, quando foi encaminhado, o Ofício ainda não recebeu retorno da Secretaria Municipal de Saúde, nem da Prefeitura de Cuiabá sobre a questão.

 

 

 

Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS)

 

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) constitui-se como componente da Rede de Urgência e Emergência (RUE), intermediárias entre a atenção básica e a atenção hospitalar, com objetivo de ser suporte à atenção básica para os casos agudos que ultrapassem sua capacidade de resolução e de redução do afluxo de usuários para a porta de entrada hospitalar.

 

 

 

 

 


Voltar
CALENDÁRIO 2020
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO