Palavra da Presidente


  • Home
  • /
  • Palavra da Presidente

Presidente Crefito 9
Dra. Ingridh Farina da Silva
Conselheira Presidente do Crefito9 - Gestão 2018-2022

O objetivo deste instrumento é compartilhar com a sociedade o desenvolvimento das nossas ações no fortalecimento institucional da autarquia, dando transparência e acesso as informações em todos os níveis da gestão, tendo em vista o desempenho da sua missão, visão e os valores da entidade. 2021 foi um ano de muito trabalho! Ano da retomada, da transição entre o final da pandemia e a recuperação dos serviços sobretudo na reabilitação pós-covid. Iniciamos em fevereiro uma jornada histórica pelo Estado, levando por meio da Câmara Técnica de Fisioterapia respiratória do Crefito9, capacitações teórico-práticas presenciais nos mais diversos polos de Mato Grosso. Demos suporte no enfrentamento beira do leito, com assessoria técnica profissional de especialistas, como também na preparação para reabilitação dos pacientes da forma mais grave da Covid-19 e que necessitavam de intervenção imediata.

Finalizamos o ano de 2021 com nove capacitações presenciais, e mais de 586 profissionais participantes. Aliado às capacitações e palestras online a elaboração de materiais didáticos como cartilhas de Ventilação Não Invasiva (VNI) e Assistência Fisioterapeutica na reabilitação pós-Covid-19 contribuíram para a qualidade da assistência prestada ao paciente.

Dando seguimento no projeto de interiorização do Crefito9, legitimamos a Subsede Sinop, descentralizando a maioria dos serviços da sede para a região, o que diminuiu custos operacionais e facilitou o acesso do profissional aos serviços do Conselho mas também a representação regional das profissões. Implantamos o Crefito24hs, sistema de autoatendimento online de serviços aos profissionais disponibilizando inscrição profissional, processos, emissão de boletos, acompanhamento de protocolos entre outros com acesso rápido e online dando maior agilidade aos serviços e entregas.

A implantação da Identidade Profissional Digital (PROID) em parceria com a SERPRO foi outro marco de 2021. Fomos o primeiro conselho profissional de Mato Grosso a implementar, dando mais segurança para a sociedade e praticidade para o profissional. Desde o inicio da gestão, há 36 meses, temos nos dedicado a reestruturar e modernizar os departamentos e processos internos do conselho visando cumprir nossas atividades finalísticas com zelo e probidade para o cidadão e para os profissionais. Neste sentido fortalecemos a controladoria interna da autarquia com implantação de novos processos de trabalho a partir do investimento em capacitações para governança no setor público. Da mesma adequação dos instrumentos da autarquia para atender a nova Lei Geral de Proteção de Dados.

Ampliamos nossa comunicação com os profissionais e com a sociedade das ações que realizamos, mas também de valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Essa aproximação também se fez pelos eventos realizados, estímulo ao movimento associativo profissional e ampliação das instancias de participação e de controle social que o conselho passou a ter acento.

Com a conquista e vigência da Lei estadual Nº 11.223, DE 09 DE OUTUBRO DE 2020, ou Lei das 24 horas de fisioterapia nas UTIs, buscamos a garantia desse direito do paciente grave, implantando de forma estratégica as fiscalizações noturnas nos serviços de UTIs de Mato Grosso, para garantir assistência adequada ao paciente grave. Iniciamos um trabalho intensivo de conscientização do papel do Fisioterapeuta na rede de urgência e emergência propondo Projetos de lei, protocolos clínicos, visitas as unidades e defendendo nos conselhos municipais e estaduais de saúde, do qual temos acento, fomentando a atuação do Fisioterapeuta nas equipes de resposta rápida nos serviços de emergência, resgate, UPAs e demais serviços da rede. A perspectiva para 2022 é de iniciar projeto de capacitação e construção de diretrizes para a atuação segura nas equipes de resposta rápida, além do reconhecimento da área como especialidade profissional.

Além dessas ações, implantamos nossa câmara técnica de Terapia Ocupacional em saúde mental, e criamos um Grupo de Trabalho para viabilizar o primeiro curso de graduação em Terapia Ocupacional no município de Cáceres com grandes chances de abrir vestibular ainda no primeiro semestre de 2022. Ainda em 2021 tivemos a sanção da Lei Federal que coloca como dever dos municípios inserir o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional na porta de entrada do sistema único de saúde. Foram muitos desafios em 2021 e novos estão por vir. Por fim, os frutos deste ano, a seguir demonstrados, traduzem a entrega profícua de cada colaborador e colaboradora do Crefito9, resultado de um trabalho sério, comprometido com a gestão pública e com os interesses públicos. Agradeço a cada um e de forma especial a minha diretoria e ao meu colegiado pela dedicação e seriedade que conduzem nosso trabalho a frente da gestão do Crefito9.

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.

Entendi e Fechar
Precisa de ajuda? Converse conosco