Câmara de Cuiabá vota Projeto de Lei que trata de assistência fisioterapeutica nas UPAS

Assessoria de Comunicação
Crefito 9

Nesta terça-feira, 17 de agosto entrará na pauta de votação da câmara de vereadores de Cuiabá o Projeto de Lei (PL) 005/2021 que trata da assistência fisioterapêutica nas unidades de pronto atendimento UPAs de Cuiabá. A idéia legislativa foi encaminhada aquela casa de Leis pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª. Região (Crefito9), como forma de contribuir com a rede de urgência e emergência do município de Cuiabá em especial como forma de aliviar a superlotação das UTIs para o tratamento da Covid-19.

As UPAs são unidades que dão suporte a atenção primária e a presença do serviço de fisioterapia nesta unidades pode muitas vezes evitar que o paciente agrave, e que precise de cuidados intensivos nas UTIs. Nenhum município consegue manter por muito tempo os elevados custos de uma UTI Covid.

Para se ter uma ideia a diária de um paciente de UTI Covid gira em torno de 3.500 a 5.000 reais por 24horas. Então em uma conta rápida uma UTI de 10 leitos custa ao município diariamente 35.000,00 por dia no mês passam de 1 milhão de reais.

Um hospital como o Pronto Socorro Municipal que é referência municipal para tratamento da Covid-19 tem em torno de 85 leitos os custos mensais passariam de 8 milhões. O tratamento do paciente grave de Covid-19 é caro, os medicamentos de alto custo e os insumos além da equipe especializada custam muito ao município e podem ser abruptamente diminuídos com a intervenção no paciente pelo Fisioterapeuta nas UPAs antes que ele agrave e necessite dos cuidados da alta complexidade.

 Hoje muitos pacientes estão nas UPAs aguardando vaga de UTI e poderiam estar sendo melhor assistidos com rápida melhora se houvesse o serviço de Fisioterapia 24 horas nas UPAs. Precisamos garantir por meio de Lei que os Cuiabanos que não tem plano de saúde ou as populações mais carentes tenham acesso aos cuidados e que tenham mais chances de sobreviver a Covid-19.

Pedimos aos vereadores que estejam sensíveis a causa, o voto de cada um pode mudar a forma de fazer saúde em Cuiabá. Precisamos do seu apoio vereador, vote a favor da implantação do serviços de Fisioterapia nas UPAs 24 horas, o povo Cuiabano agradece a cada um de vocês nobres legisladores.

Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Onde você gostaria que o Crefito-9 investisse sua anuidade de 2021?

Abertura de novas subsedes

Educação continuada e capacitações

Benefícios

Novos projetos

Tecnologia

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO