23
Jun
Alta performance e rendimento no esporte de contato: Fisioterapia Esportiva em destaque
Em entrevista especial, o Crefito 9 visitou a casa do Rugby Feminino aqui em Mato Grosso
Publicado em: 23 JUN 2022 às 09:20
Assessoria de Imprensa
Crefito9
O Rugby é um esporte de alto contado físico, que exige dos atletas um alto nível de força física, e resistência elevada, sendo naturalmente e consequentemente associado a uma enorme incidência de lesões (Hind K. et al., 2020).
Cada modalidade do esporte exige uma atenção especial do fisioterapeuta, que deve saber qual é o tratamento adequado em cada caso. Diante disso, o Crefito9 foi até o Centro de Treinamento do Melina Rugby Clube, conhecer de perto o trabalho da fisioterapeuta da equipe, Dra Ana Maria Addor, que atua no clube desde 2019.
A Fisioterapia Esportiva tem um papel fundamental na prevenção das lesões, assim como na resolução dos problemas mais comuns que afetam atletas. Esse trabalho contribui significativamente para a redução do tempo de tratamento e retorno mais rápido à prática esportiva com índice muito baixo de lesões em cada competição.
“Nosso papel vai muito além do tratamento das lesões já instaladas, trabalhamos muito com a prevenção de futuras lesões, treino de habilidades, gesto desportivo para que o atleta conheça seu corpo seus limites e em conjunto possamos atuar na melhora da performance individual”, conta Addor, reforçando que o fisioterapeuta possui uma gama de técnicas para avaliar o atleta identificar quais déficits este possui e como podem ser sanados com seu acompanhamento. “Nós aqui no Melina fazemos todo esse trabalho com a equipe, hoje composta por 32 atletas profissionais no esporte vindas diversos estados brasileiros e até mesmo de outros países”.
A fisioterapeuta reforça que trabalhar com a prevenção é o melhor para quem pratica esporte, em especial o Rugby, considerado o terceiro esporte que mais lesiona no mundo. “A prevenção com certeza é melhor caminho para não haver desfalques nos jogos e manter a competitividade. No caso do esportista de rugby é necessário que tenha um nível intenso de ativação muscular muito rápido, exigindo que o atleta tenha força física mais resistente a pancadas, então, fazemos um trabalho de correção de postura, pisadas, além de darmos ênfase em fortalecimento, diminuindo assim o número de lesões”, explica.
Conforme Addor ainda, cada modalidade esportiva exige uma atenção especial do fisioterapeuta, que deve saber qual é o tratamento adequado em cada caso, contudo para todos é imprescindível o acompanhamento de um profissional da área.
“É fundamente a participação de um fisioterapeuta, independente do esporte, fazendo parte da comissão técnica, pois nós somos os profissionais que mais conhecemos sobre a biomecânica do movimento, função muscular e como ela irá se comportar na competição. Independente do esporte, tudo que demande de movimento precisa que um fisioterapeuta acompanhe”, pontuou.
Vale lembrar que a equipe feminina de Rugby - Melina Rugby Clube é a atual campeã Brasileira de Rugby Sevens e todo esse resultado de sucesso tem a participação teve a participação efetiva da Fisioterapia.
“Fantástico ver a diversidade de atuação do Fisioterapeuta que atua na área esportiva. A evolução é contínua, e o uso de recursos técnicos e científicos que vemos hoje na prática nos centros de treinamento como no Melina eleva o nome das nossas profissões no cenário nacional”, disse a presidente do Crefito9, Dra. Ingridh Farina.