Publicado em: 03 ABR 2025 às 14:45
Para tornar o processo mais ágil, sem comprometer a segurança e a integridade dos documentos, o CREFITO-9 implementou uma nova exigência para a atualização cadastral e emissão da DRF solicitada por e-mail.
A partir de agora, somente serão aceitos documentos digitais assinados eletronicamente por meio do Assinador Gov. Dessa forma, todo o procedimento poderá ser realizado de forma 100% eletrônica, enviando os documentos para o e-mail drf@crefito9.org.br.
Abaixo, apresentamos um passo a passo para auxiliar no processo.
.
PASSO 1
Faça o download dos formulários em www.crefito.org.br
Os formulários estão disponíveis no menu FORMULÁRIOS DIVERSOS, nas opções Pessoa Física, ou Jurídica.
Quais formulários é preciso preencher?
RE - Registro de Empresa:
Ficha Atualização Cadastral - DRF - Pessoa Jurídica (preenchível)
Empresas Privadas, Órgão Públicos, Filantrópicos e Insituições/Hospitais devem preencher a Ficha de Atualização Cadastral de Pessoa Jurídica, e os formulários disponíveis nos anexos obrigatórios conforme cada caso:
Fichas de Atualização Cadastral - DRF - Consultório (preenchível)
Consultório de Pessoa Física, Ficha de Atualização Cadastral de Consultório com o Formulário de Declaração de Responsabilidade Técnica em arquivo único.
RC - Registro de Consultório:
Para realizar a assinatura eletrônica, acesse o site Gov.BR.
A conta deve apresentar o nível PRATA ou OURO.
Cadastros com nível BRONZE não permitem realizar assinatura digital.
Para se tornar nível PRATA ou OURO, o sistema exige algumas comprovações de segurança como: reconhecimento facial, fazer login pela conta de um banco credenciado entre outros.
Atente-se para o nível da sua conta!
Acesse o link para mais informações.
Na página inicial da sua área restrita do Gov.br há uma aba para pesquisa, digite “Assinatura”. Logo abaixo algumas opções ficarão disponíveis.
Clique em “Realizar a Assinatura Eletrônica de Documentos”.
Na próxima página clique no botão verde “Iniciar”.
Na próxima página clicar em “Escolher arquivo”. Atente-se aos formatos suportados pelo site. Selecionar o arquivo e clicar em Abrir.
LEMBRETE: Registro de Empresa: Se o processo de assinar os documentos estiver sendo feito pela conta Gov.Br do Responsável Legal da Empresa, os arquivos a serem selecionados são: Ficha de Atualização e os Anexos I, II, III (conforme o caso).
Obs: Registro de Empresa: Se for o Responsável Técnico que estiver realizando a assinatura de sua declaração, o mesmo deve ser feito com sua conta Gov.Br. A Declaração de Responsabilidade Técnica é individual, sua assinatura deve ser realizada separadamente.
Na próxima página revisar o documento e clicar em “Avançar”.
Na próxima página estará disponível uma área modelo, dentro do documento ao qual você poderá mover pela página a fim de indicar a área desejada para a assinatura.
Deixe a opção “Exibir assinatura no documento” marcada.
Na próxima página você deverá indicar o provedor de assinatura.
Clique em Gov.BR.
O sistema pedirá autorização para assinatura através de um código enviado por SMS ou para o Aplicativo Gov.Br, ao número disponibilizado no momento do cadastro. Adicione o código e clique em Autorizar.
Mantenha os dados de cadastro do site Gov.BR atualizados!
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar