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03 Abr

Atualização Cadastral para Emissão da DRF – Novo Procedimento


Publicado em: 03 ABR 2025 às 14:45

 

Para tornar o processo mais ágil, sem comprometer a segurança e a integridade dos documentos, o CREFITO-9 implementou uma nova exigência para a atualização cadastral e emissão da DRF solicitada por e-mail.

A partir de agora, somente serão aceitos documentos digitais assinados eletronicamente por meio do Assinador Gov. Dessa forma, todo o procedimento poderá ser realizado de forma 100% eletrônica, enviando os documentos para o e-mail drf@crefito9.org.br.

 

Abaixo, apresentamos um passo a passo para auxiliar no processo.

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PASSO 1

Faça o download dos formulários em www.crefito.org.br 

 

 

Os formulários estão disponíveis no menu FORMULÁRIOS DIVERSOS,  nas opções Pessoa Física, ou Jurídica.

Quais formulários é preciso preencher?

RE - Registro de Empresa:

Ficha Atualização Cadastral - DRF - Pessoa Jurídica (preenchível)
Empresas Privadas, Órgão Públicos, Filantrópicos e Insituições/Hospitais devem preencher a Ficha de Atualização Cadastral de Pessoa Jurídica, e os formulários disponíveis nos anexos obrigatórios conforme cada caso:

  1. Anexo I – É de preenchimento obrigatório para empresas registradas no CREFITO-9 que contratam Pessoa Física para atuar como Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional. Deve ser preenchido com informações sobre cada profissional contratado.
  2. Anexo II - Preenchimento obrigatório para empresas registradas no CREFITO-9 que tenham contratado outra empresa para prestar os serviços de Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional. Fornecer as informações solicitadas a respeito de cada CNPJ (empresa) contratada.
  3. Anexo III - Preenchimento obrigatório para empresas registradas no CREFITO-9 que tenham sido contratadas por outra empresa para prestar serviços de Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional. É preciso fornecer informações de cada empresa que a contratou.
Formulário de Declaração de Responsabilidade Técnica - Ficha de Atualização Cadastral - DRF (preenchível) 
De preenchimento obrigatório para os Responsáveis Técnicos da Empresa.


RC - Registro de Consultório:

Fichas de Atualização Cadastral - DRF - Consultório (preenchível)
Consultório de Pessoa Física, Ficha de Atualização Cadastral de Consultório com o Formulário de Declaração de Responsabilidade Técnica em arquivo único.



PASSO 2

Aqui estão algumas informações importantes:
RE - Registro de Empresa:

  1. Os arquivos estão em formato PDF Preenchível e devem ser salvos separadamente após preenchimento, antes de iniciar o processo de assinatura com o Assinador.Gov;
  2. Quem assina a Ficha de Atualização Cadastral e os seus Anexos (I, II e III) é o Responsável Legal da Empresa;
  3. A Declaração de Responsabilidade Técnica (RT) é de preenchimento Individual, e deve ser assinada individualmente. Exemplo, se existem dois ou mais RT’s, cada RT deve preencher e assinar a sua declaração separadamente;
  4. O Anexo I-A da Declaração de Responsabilidade Técnica deve ser preenchido apenas uma vez, por um dos RT’s;
  5. Para envio por e-mail, utilizar a conta Gov.Br de cada responsável por cada documento;
  6. A Ficha de Atualização Cadastral (anexos) e a(s) Declaração(ões) de Responsabilidade Técnica devem ser enviadas como anexo no mesmo e-mail.
  7. Para a entrega via Correios ou Presencial, deve ser atendido os critérios de preenchimento, e as vias assinadas a próprio punho.

  RC - Registro de Consultório:

  1. Os arquivos estão em formato PDF Preenchível;
  2. O formulario destinado a atualização de Registro de Consultório, por ser registro individual, está disposto em um único arquivo (Ficha de Atualização e Declaração de RT);
  3. Para envio por e-mail, utilizar a conta Gov.Br do detentor do Registro;
  4. Para a entrega via Correios ou Presencial, deve ser atendido os critérios de preenchimento, e as vias assinadas a próprio punho.

 

PASSO 3

 

 Para realizar a assinatura eletrônica, acesse o site Gov.BR.

A conta deve apresentar o nível PRATA ou OURO.

Cadastros com nível BRONZE não permitem realizar assinatura digital.

 

Para se tornar nível PRATA ou OURO, o sistema exige algumas comprovações de segurança como: reconhecimento facial, fazer login pela conta de um banco credenciado entre outros.

 Atente-se para o nível da sua conta!

Acesse o link para mais informações.


PASSO 4

  1. Utilize login (CPF) e senha.
  2. Caso ainda não possua cadastro, colocar CPF para ser direcionado às telas de cadastro.
 


PASSO 5

 

Na página inicial da sua área restrita do Gov.br há uma aba para pesquisa, digite Assinatura. Logo abaixo algumas opções ficarão disponíveis.

Clique       em   Realizar       a      Assinatura     Eletrônica  de Documentos.

  

 


PASSO 6

 

Na próxima página clique no botão verde Iniciar”.

 

 


PASSO 7

Na próxima página clicar em “Escolher arquivo. Atente-se aos formatos suportados pelo site. Selecionar o arquivo e clicar em Abrir.

  

 

LEMBRETE:   Registro de Empresa: Se o processo de assinar os documentos estiver sendo feito pela conta Gov.Br do Responsável Legal da Empresa, os arquivos a serem selecionados são: Ficha de Atualização e os Anexos I, II, III (conforme o caso).

Obs: Registro de Empresa: Se for o Responsável Técnico que estiver realizando a assinatura de sua declaração, o mesmo deve ser feito com sua conta Gov.Br. A Declaração de Responsabilidade Técnica é individual, sua assinatura deve ser realizada separadamente.


PASSO 8

Na próxima página revisar o documento e clicar em Avançar.


 


PASSO 9

Na próxima página estará disponível uma área modelo, dentro do documento ao qual você poderá mover pela página a fim de indicar a área desejada para a assinatura.

Deixe a opçãoExibir assinatura no documento marcada.


 

PASSO 10

  1. Na próxima página, você poderá carregar outros documentos (até 5) para realizar a assinatura.
  2. Caso não queria carregar mais nenhum documento clicar emAssinar.


PASSO 11

Na próxima página você deverá indicar o provedor de assinatura.
Clique em Gov.BR
.

 

 


 

PASSO 12

O sistema pedirá autorização para assinatura através de um código enviado por SMS ou para o Aplicativo Gov.Br, ao número disponibilizado no momento do cadastro. Adicione o código e clique em Autorizar.




Mantenha os dados de cadastro do site Gov.BR atualizados!


 

PASSO 13

  1. A próxima página disponibilizará o documento assinado para download. Clique na setinha lateral para baixar.
  2. Atente-se as     informações    disponibilizadas   quanto     ao armazenamento do documento e site para validação: iti.gov.br


PASSO 14

  1. A assinatura do documento deverá ficar da seguinte forma: 



PASSO 15

ATENÇÃO!

O procedimento também pode ser realizado através do aplicativo Gov. BR, pelo celular.
O processo é muito similar ao descrito acima.
Atente-se para que os documentos estejam baixados em seu aparelho.
Não esqueça de realizar o envio dos documentos para o e-mail drf@crefito9.org.br, anexando os arquivos a mensagem.



Em caso de dúvidas…

Dúvidas quanto ao preenchimento dos formulários:

WhatsApp 65 98125-6499
Ou pelo e-mail drf@crefito9.org.br.

Dúvidas referente ao uso do Assinador.Gov
Acesse os manuais disponíveis pelo Governo Federal

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