Notícias



16 Ago

Ensino à Distância na Formação em Fisioterapia e em Terapia Ocupacional - posicionamento institucional do Crefito9


Publicado em: 16 AGO 2022 às 09:00

Assessoria de Imprensa
Crefito9

O CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO – CREFITO-9, Autarquia Federal, fiscalizadora das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, criada com a finalidade defender os interesses públicos, a qualidade da assistência, a segurança do paciente e proteger a sociedade. Por isso é de interesse dos conselhos primar pela qualidade da formação dos futuros profissionais.

A Formação em Fisioterapia ou Terapia Ocupacional é extremamente densa e eminentemente prática desde os primeiros semestres. Cursos de graduação à distância e até mesmo os “blends” como são conhecidos precisam estar de acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES 4, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 que Instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia que define o perfil do formando egresso/profissional o Fisioterapeuta, como uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação. Desta feita a formação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, visam formar profissionais da saúde com responsabilidade ética, social e tecnicamente muito bem preparados para a assistência a saúde humana.

Desta forma temos fiscalizado através do DEFIS e representado ao MPF os polos que oferecem essas modalidades na graduação em especial com relação às condições precárias de ensino e infra-estrutura.

Em 2019, o Crefito9 entrou na Assembléia Legislativa de MT com um Projeto de Lei PL366/19, através da Deputada Janaina Riva, o qual restringe o limite da carga horária do ensino à distância na graduação em saúde em Mato Grosso. O PL teve parecer favorável da Comissão de Educação Ciência e tecnologia e já se encontra no momento apto para entrar na pauta de discussão em plenário porém com parecer contrário da comissão de constituição e justiça, por isso precisamos nos articular com aquela casa para que haja compreensão dos riscos à saúde quando se formam profissionais à distância, sem acesso a laboratórios, aulas práticas, vivencias nos serviços de saúde e convivência com docentes que tem experiência prática para ensinar, além dos estágios obrigatórios.

A presidente do Conselho, Dra. Ingridh Farina da Silva, pontuou que precisamos refletir com bom senso sobre a valorização da profissão e dos profissionais que estão no mercado de trabalho, mas, sobretudo sobre a proteção da sociedade, do paciente crítico, grave, que precisa de assistência de qualidade. “Se não houver tutores ou preceptores esses cursos tendem a não prosperar”.

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.

Entendi e Fechar
Precisa de ajuda? Converse conosco